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Liner Notes written by Arnaldo
In addition to the liner notes for his own productions, Arnaldo has written many liner notes for albums he has not produced.  This section of the site will feature those liner notes which Arnaldo has written for albums he has not produced.  Liner notes for albums Arnaldo has produced are included at those particular listings, elsewhere on this site.




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Toots Thielemans, "A Arte de Toots Thielemans", Polyfar #827913-1 (1986).[2-LP Set]

Tracklist:

1. Ben
2 What Are You Doing the Rest of Your Life?
3 The Gentle Rain
4 The First Time Ever I Saw Your Face
5 I Do It for Your Love
6 The Shadow of Your Smile
7 You've Got It Bad Girl
8 Love Remembered
9 Bye Bye Blackbird
10 Days of Wine and Roses
11 Friendly Persuasion
12 This Nearly Was Mine
13 Sweet Georgia Brown
14 My Funny Valentine
15 Autumn Leaves
16 Honeysuckle Rose
17 Oh, Lady Be Good
18 Big Bossa


* * *

"A Arte de Toots Thielemans"


Liner notes written by Arnaldo DeSouteiro for the 2-LP set "A Arte de Toots Thielemans", released in Brazil by PolyGram (now Universal) on its Polyfar subsidiary label.
Texto escrito por Arnaldo DeSouteiro para a capa interna do álbum-duplo "A Arte de Toots Thielemans", lançado originalmente no Brasil, em 1986, pela então PolyGram (hoje Universal) em seu selo Polyfar:


"O belga Jean "Toots" Thielemans vem sendo, há mais de trinta anos, unanimemente aclamado, pela crítica especializada, como um dos maiores músicos do mundo. Notável compositor, excelente guitarrista e grande mestre da harmônica-de-boca (instrumento que muitos preferem chamar apenas de "gaita"), Toots é um artista de estilo altamente original e inconfundível. Esplêndido improvisador, construiu uma brilhante carreira no mundo do jazz, alcançando imensa popularidade e fama internacional.

Nascido em Bruxelas, em 29 de abril de 1992, Thielemans teve suas primeiras experiências musicais aos três anos de idade, quando começou a tocar acordeon. Aos dezesseis, após ouvir um disco da orquestra de Ray Ventura, adotou a harmônica como instrumento definitivo. No início da Segunda Guerra Mundial, fugiu com a família para a França, retornando à Bélgica em 41. Foi então que, fascinado por Django Reinhardt, aprendeu guitarra de forma autodidata. Em 1950, excursionou pela Europa com o sexteto de Benny Goodman, decidindo, no ano seguinte, radicar-se nos Estados Unidos. De 53 a 59 integrou o célebre George Shearing Quintet, partindo, após essa associação, para a formação de seu próprio grupo.

Nos anos sessenta, tornou-se bastante famoso não só nos States como na Europa, onde passou a apresentar-se regularmente. A consagração de Toots ocorreu através de "Bluesette", que veio a ser sua mais conhecida composição e um grande sucesso internacional, recebendo dezenas de gravações. Além disso, serviu para firmar uma inovadora sonoridade resultante do assobio de Thielemans em uníssono com a guitarra. Na última década, continuou em intensa atividade, excursionando por todo o mundo (inclusive União Soviética), compondo trilhas sonoras para cinema e TV, lançando vários álbuns e sendo requisitado para atuações nos mais importantes festivais de jazz, como os de Montreux e Monterey.

Toots Thielemans mantém, há mais de quinze anos, uma produtiva colaboração com Quincy Jones, registrada em diversos discos e trilhas para filmes, destacando-se as de "Midnight Cowboy" e "Cinderella Liberty". Tocou e gravou com artistas dos mais diferentes estilos como Michel Legrand, Zoot Sims, Svend Asmussen, Astrud Gilberto, Elis Regina, Oscar Peterson, Billy Joel e Sivuca. Esta relação é suficiente para demonstrar a versatilidade de Toots, um dos raros instrumentistas de jazz que, ao enveredar pela área da música pop, conserva o mesmo alto nível de interpretação, exibindo-se com igual desenvoltura e categoria nos dois contextos.

Tal virtude fica plenamente evidenciada no decorrer do presente álbum, no qual Thielemans atua em temas que vão de "Ben", sucesso de Michael Jackson, a "Lady Be Good", um clássico de George Gershwin. Com sua costumeira e incomparável expressividade emocional na execução de baladas, apresenta cativantes versões de "The First Time Ever I Saw Your Face" e "The Shadow Of Your Smile", destilando lirismo em "My Funny Valentine". A grandiosa abertura, tipicamente Hollywoodiana, de "What Are You Doing The Rest Of Your Life?" - uma das mais belas criações de Michel Legrand, que enseja a Toots admiráveis variações melódicas - contrasta com a sutileza interpretativa de "I Do It For Your Love", de Paul Simon, mas ambos os resultados finais são extremamente positivos.

A admiração de Toots Thielemans pela música brasileira está aqui representada por "The Gentle Rain", o lindo tema composto por Luiz Bonfá para a trilha sonora do filme do mesmo nome. Toots realiza solos de estonteante fluência em "Sweet Georgia Brown" e "Bye Bye Blackbird", utilizando dois tipos de gaita para obter um interessante efeito em "You've Got It Bad Girl", de Stevie Wonder. Revela ainda sua habilidade de conferir um tratamento jazzístico a canções populares, injetando contagiante swing em "Days Of Wine And Roses" e "Autumn Leaves". Em síntese: execuções primorosas que revelam um virtuosismo sem exibicionismo. Afinal, trata-se da arte maior de Toots Thielemans!

--Arnaldo DeSouteiro, 1986

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CREDITS:

Cidinho Cambalhota - Compilation Producer
Carlos Celles - Coordination
Arnaldo DeSouteiro - Liner Notes
Toots Thielemans - Harmonica



Here are the liner notes for Eliane Elias' "Illusion" album (Blue Note/EMI LP 066.746094-1), released in Brazil in 1987:


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